Assistência Social - Terça-feira, 22 de Setembro de 2020

CRAS DE TAGUAÍ PROMOVE CONCURSO FOTOGRÁFICO ENTRE OS ADOLESCENTES PARA CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL

Maria Eduarda Dias e Jhonata Gabriel de Almeida foram os autores das fotografias mais votadas.

Com o tema “A sustentabilidade em Taguaí”, o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), promoveu entre os adolescentes atendidos em Taguaí, um concurso fotográfico destacando a importância da preservação do meio ambiente, em época de grandes desastres envolvendo queimadas em florestas brasileiras.

Através dos trabalhos remotos realizados com o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), foi discutido o assunto sobre a sustentabilidade. Uma forma de reinventar a roda de conversas antes presenciais, que toda semana era proporcionada através dos encontros, onde eram desenvolvidos assuntos diferentes e posicionamentos que possibilita a construção de debates entre os integrantes do Serviço de Convivência de adolescentes.

Nesta conversa foram abordadas as razões das queimadas no pantanal e as mortes da fauna e da flora neste desastre, reforçando a importância dos rios voadores e debatendo também a incidência de incêndios na Amazônia em maior número a cada ano e a ligação disso com a monocultura e os conflitos agrários na região.

Com isso, foi proposto que os adolescentes pesquisassem sobre o assunto e em seguida relacionasse estes acontecimentos com seu cotidiano, pela observação de sua casa, bairro e cidade. E disso, produzir fotografias com seus celulares retratando imagens positivas apresentando a sustentabilidade em Taguaí e também na região. Para a atividade, os adolescentes foram orientados aos cuidados a tomar em relação ao local das fotos, seguindo as medidas sanitárias vigentes para não correr o risco de contaminação pela COVID-19.

O critério de envio das fotografias foi via grupo de whatsapp com prazo de dia e horário. Assim, passado para o júri composto por parte dos funcionários do CRAS e pelo coordenador da cultura maestro Márcio Rodrigues, sem identificação dos autores para preservar a imparcialidade do voto. Tudo isso mediado pela orientadora social do CRAS Derenice Meneghel. Os estudantes Maria Eduarda Dias e Jhonata Gabriel de Almeida foram os autores das fotografias mais votadas e cada um recebeu uma camiseta como prêmio.

Para a coordenadora da Assistência Social, Selma Soldera, a atividade teve uma importância maior: “Muito mais que premiar a foto mais bonita, o maior prêmio desse concurso foi plantar a semente da conscientização ambiental nos nossos adolescentes. Todos foram vencedores, não apenas os participantes, mas todos nós e principalmente a natureza.”