Taguaí, quinta-feira, 02 de dezembro de 2021 Telefone (14) 3386-9040

Saúde - Quinta-feira, 01 de Julho de 2021

TAGUAÍ CONQUISTA PRÊMIO SELO DE “QUALIDADE DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE”

Dos 5.570 municípios do território brasileiro apenas 225 municípios foram certificados.

O município Taguaí, conquistou o Selo de Qualidade da Atenção Primária à Saúde, o Selo de Certificação foi lançado pelo Ministério da Saúde como forma de fortalecer, estimular e promover a Atenção Primária à Saúde no Brasil.

A certificação está relacionada estrategicamente às diretrizes do MS para melhoria da qualidade da Atenção Primária oferecida e dispensada no território. Os critérios utilizados foram os indicadores de pagamento por desempenho do Programa Previne Brasil:

• Proporção de gestantes com pelo menos seis consultas de pré-natal realizadas;

• Atendimento odontológico na gestação;

• Realização de exames para sífilis e HIV em gestantes;

• Cobertura de exame citopatológico;

• Vacina contra a poliomielite inativada e a pentavalente;

• Acompanhamento de pessoas hipertensas;

• Solicitação de hemoglobina glicada para pessoas com diabetes.

O Ministério da Saúde encaminhará a certificação aos gestores que atingiram bons resultados e que apresentaram, no 3º quadrimestre de 2020, notas nos indicadores de desempenho do Previne Brasil acima de 7.

A certificação é um reconhecimento do trabalho gestores e profissionais de saúde que, mesmo em um cenário de grandes dificuldades, têm trabalhado na melhoria do acesso da população e da assistência nas unidades básicas de saúde, reforçando o papel da APS como porta de entrada do SUS.

O prefeito Edinho Fundão parabeniza o esforço de todos os profissionais de saúde da Atenção Básica que realizam um trabalho de excelência, “ressaltamos nossa admiração e respeito por todos aqueles que fazem de suas vidas um instrumento de cuidado e amor ao próximo”.

Coordenadoria Municipal de Saúde